As mudanças na economia acontecem a todo instante, e ter um bom controle sobre os negócios se torna imprescindível para uma empresa subsistir e alcançar sucesso, principalmente em tempos de crise.
Em relação às empresas que negociam mercadorias, é fundamental saber os custos inerentes ao bem que está sendo comercializado, para assim traçar a estratégia necessária para alavancar os lucros.
Para algumas dessas empresas, nem sempre baixar o preço de uma determinada mercadoria irá alavancar os resultados quando a demanda por esta for alta; bem como, para outras, manter uma determinada mercadoria em estoque pode significar prejuízo do investimento quando esta estiver em obsolescência ou vencendo sua vida útil!
Daí a importância de avaliar o CMV – Custo das Mercadorias Vendidas – da empresa.
Apuração do CMV e do Estoque
Podemos dizer, resumidamente, que o CMV é o somatório de todas as mercadorias vendidas a preço de custo, apurado em um determinado período. Então, para se obter informações mais precisas, o CMV deve ser realizado através de controles por sistemas automatizados, que para cada venda realizada se faz a baixa do estoque pelo seu real valor adquirido.
Mesmo que a empresa não possua um sistema de retaguarda é possível apurar o custo através da seguinte fórmula:
CMV = Estoque Inicial + Compras do período – Estoque final
Essa fórmula é bem simples de empregar, mas para obter resultados a empresa deverá levantar o inventário de seu verdadeiro saldo de estoque. Caso a empresa não faça a contagem física de seu estoque e utilize da simples aplicação da fórmula acima, poderá omitir dados relevantes, ou até mesmo distorcer o real custo da mercadoria vendida, tendo em vista que algumas empresas, como exemplo de um supermercado, utilizam suas próprias mercadorias para revenda em outras operações, tais como:
· Consumo interno (refeições para equipe, limpeza da loja...);
· Perda, roubo, avaria, e vencimento da validade das mercadorias;
· Controle das mercadorias destinadas à fabricação própria (padaria);
Além da apuração do CMV, outra questão muito importante para empresa é o controle do estoque, evidentemente que a maneira mais segura de se apurar o CMV e o estoque é através da utilização de um sistema de retaguarda eficaz. No entanto, para obter êxito, como evidenciado no exemplo acima, devem ser imputados no sistema de retaguarda toda saída de mercadoria além das mercadorias vendidas, ou seja, a empresa deverá obter um controle de produtos consumidos internamente, controle das mercadorias destinadas à fabricação própria (EX: padaria), controle das mercadorias que porventura venceram a validade e controle das mercadorias que sofreram avarias.
Vale ressaltar que ainda que haja os controles, as informações deverão ser inseridas no sistema para que o estoque seja baixado. Por fim, as demais divergências no estoque, como possíveis furtos, serão apontadas e ajustadas no sistema somente através da contagem física
CMV e os supermercados
Atualmente, no supermercado, o CMV corresponde em média 70% do faturamento (base: Canellas Assessoria Contábil). Contudo, essa média pode variar razoavelmente, de acordo com a localização da loja e do mix de produtos vendidos. Lojas localizadas em regiões nobres tendem a trabalhar com um mix de produtos mais sofisticado, gerando maior margem agregada; diferente das lojas localizadas no interior ou regiões centrais com maior concorrência, que enfrentam certa dificuldade para aumentar sua margem bruta.
Independente da localização da loja, do mix de produtos vendidos e demais variáveis, o empresário deve buscar as informações corretas do seu negócio, pois num mercado tão competitivo, onde as empresas caminham sobre uma linha tênue entre o “lucro e o prejuízo”, com certeza essas informações farão a diferença.
Diangelis Brandt – Contador membro da equipe Canellas Assessoria Contábil
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